sexta-feira, 14 de junho de 2013

Os DKW - AUTO UNION

Continuando o tema de ontem marcas de automóveis antigos, quero relembrar aqui os DKW-AUTO UNION, automóveis da engenharia alemã, que na época eram carros de pouca potência, mas fiáveis e robustos, pouco luxuosos, com uma carroceria oval, e peculiar, depois a marca fez vários modelos, uns mais bem sucedidos que outros.
Tinham um trabalhar muito característico devido ao seu motor a dois tempos, e tração à frente.
O simbolo da Auto Union, quatro argolas unidas em linha reta, simbolizam a união de quatro marcas de automóveis alemãs, a Audi, a DKW, a Horch, e a Wanderer.
No pós guerra, a Alemanha mergulhada numa crise profunda só tinha capacidade para adquirir, os DKW das fábricas AUTO UNION, eram viaturas robustas, económicas, e mais baratas, já que as outras três marcas se dedicavam a viaturas de gamas mais altas. A DKW, sempre fiel aos seus motores a dois tempos, lá continuou a sua vida enquanto as outras perderam notariedade.
A morte da DKW, dá-se no momento em que a Volkswagen compra a Auto Union, ressurge a marca Audi, acabam-se os DKW's e os motores a dois tempos.

 
 
 
 

O emblema da marca. As argolas unidas, simbolizam as quatro fábricas.
 


Foram produzidos vários modelos, uns mais apelativos, e para carteiras mais recheadas.
 
O célebre motor tri-cilindrico, DKW (a dois tempos) que durou até ao fim da marca.


O último modelo DKW produzido foi o F 102, cuja carroceria e plataforma viriam a inspirar, e, servir para a produção dos novos AUDI, cuja marca ressurge, já com o advento da Volkswagen.
Quando trabalhei na Cergal o meu chefe de oficina de mecânica-auto, tinha um carro destes, mas já com motor a quatro tempos da nova era AUDI, de resto era em tudo igual.

O DKW - F102
 
Fotos Google Imagens!

Sem comentários:

Enviar um comentário