sexta-feira, 18 de março de 2011

FALLAS de VALÊNCIA

Viajar é dos melhores momentos que a vida nos proporciona.
Numa dessas viagens, comprada sem saber exactamente do que se tratava, sabíamos só que era uma grande festa, mas desconhecíamos o teor, e sobretudo que era uma festa onde os petardos e bichas (mescletas), o fogo de artifício, e as fogueiras fazem parte  do tema, porque ainda há os NINOT's a concurso.
As Fallas também são chamadas de festas Josefinas, (Festas de São José) celebradas em honra do patrono dos carpinteiros.
Estão nesta altura do ano os Valencianos, em pleno gozo da sua grande festa anual, um deslumbramento.
Os valencianos são muito orgulhosos do seu dialecto, alguns só falam o valenciano recusando-se a falar castelhano. É um arrazoado semelhante ao catalão, talvez até pela situação geográfica, tem mais de catalão que de castelhano.
Cartaz deste ano das Fallas
Um dos Ninot's a concurso

Uma Fallera a desfilar, com o traje regional.
                         Outra rua com o seu NINOT
 
Valência além de ser uma bonita cidade mediterrânica, com muito para ver, tem nesta altura do ano desfiles dos seus bairros, com as suas falleras (mulheres) trajadas a rigor, cada uma com um ramo de flores na mão para fazer o manto da Padroeira, que lá está no largo da Catedral, representada com uma armação em madeira gigantesta que vai ser vestida com as flores que as mulheres vão trazendo ao longo de mais de um dia de desfiles. Cada bairro leva a sua banda de música ou agrupamento de música tradicional.
Os largos e ruas estão engalanados com os seus NINOT's, grandes bonecos feitos artisticamente em madeira, esforovite, e outros materiais combustíveis, porque o seu destino é serem queimados na noite do dia de S. José (19 de Março) dando origem a grandes fogueiras no meio das ruas. No dia 20 de manhã Valência está pronta para trabalhar, com todas as ruas impecávelmente limpas, como nada se tivesse passado na noite anterior.
Um verdadeiro espéctáculo de luz, côr, música, alegria e sobretudo arte, demontrada das mais diversas maneiras. As corridas de toiros para os aficionados, é também um verdadeiro culto.



1 comentário:

  1. Muito bonito! Os espanhois não brincam em serviço quando se trata de celebrar as suas tradições. E são muito nacionalistas. Ao contrário de nós.... que preferimos os "estrangeirados", em tudo. Somos uns complexados!

    ResponderEliminar